Instruções para envio de arte

1. ENVIO DE ARQUIVOS

A CARTEX trabalha com os seguintes programas de criação e edição de arte: Corel Draw, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Adobe Indesign. Utilize um desses programas profissionais para criar com qualidade.
Arquivos finais (fechados) para impressão deverão sempre estar em PDF, na versão X1-A que é a versão própria para o setor gráfico.
Arquivos abertos podem estar em CDR, PSD, AI, EPS e INDD.
Não enviar arquivos finais fechados como imagem em PNG ou JPEG. Evitar criação de PDF no CANVA, porque não é um programa de uso profissional, é voltado para criação de arte para web e não para impressão.

2. CORES

A CARTEX imprime materiais em diferentes de processos, que utilizam em sua maioria a paleta de cores CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black), mas também estão disponíveis cores especiais que são definidas por uma marca e um código como as cores PANTONE, que não são uma mistura das cores CMYK e oferecem maior fidelidade. Defina quais cores pretende usar na impressão, antes de finalizar sua arte.

CMYK
 
Cores Especiais
PANTONE 
RGB ×

Não são aceitos arquivos na paleta de cores RGB (Red, Green, Blue) que representam as cores como são vistas no seu monitor ou celular, essas cores são exibidas por pontos de luz e causam divergência da cor final dos impressos que é composta por tinta. Por isso, para que você veja imagens e cores na tela, com fidelidade, trabalhe sempre com padrão CMYK.

3. IMAGENS

Certifique-se de que as imagens importadas no seu arquivo estejam em BITMAP, no padrão de cores CMYK e que possuam resolução com 300dpi ou mais. Para produtos de comunicação visual como banners, faixas e adesivos em grandes formatos, recomendamos imagens com resolução superior a 600dpi. As imagens retiradas da internet geralmente possuem baixa resolução e estão no padrão de cores RGB, faça a conversão antes de fechar o arquivo, mas observe que haverá alteração nas cores e na definição da imagem.

4. TAMANHO

Produtos gráficos são sempre dimensionados em centímetros ou milímetros, lembre-se de nunca trabalhar com pixels nas dimensões do seu trabalho, assim você garante que seu impresso ficará com as medidas desejadas. Uma arte para cartão é 90x50mm, uma arte com 400x500pixels não representa tamanho nenhum para material impresso.

5. DIAGRAMAÇÃO

Para que você possa criar sua arte com um encaixe perfeito nas medidas do trabalho final, a CARTEX disponibilizará um gabarito. Um gabarito é um arquivo com o formato do impresso a ser produzido, suas margens de segurança e indicativas para que nenhuma informação seja cortada ou fique de fora.
Observe no exemplo abaixo que o gabarito possui linhas vermelhas, azuis e verdes:

Faca de corte: As linhas vermelhas representam a faca de corte do material, essas medidas estão sempre no formato final, da forma como ele será entregue ao cliente. As linhas pontilhadas representam onde serão as dobras, e as linhas inteiras, onde serão os cortes.

Sangria: As linhas azuis representam a sangria, sempre passando 3mm das marcas de corte do material, em todas as direções. As imagens e cores da sua arte deverão chegar até esse limite.

Limite de segurança: As linhas verdes representam o limite de segurança, até onde textos, logotipos e informações deverão ser colocados. Sempre com o mínimo de 5mm para dentro das marcas de corte, em todas as direções, assim se houver variação no recorte, nenhuma informação corre o risco de ser cortada.

6. TEXTO E FONTES

Faça uma correção minuciosa da digitação, ortografia e gramática do texto, pois não nos responsabilizamos por erros de digitação após a conferencia e aprovação do cliente. 
Para evitar problemas com fontes, antes de enviar seu material, você deve converter todos os textos em curvas. Caso esteja enviando arquivos abertos, anexar os arquivos das fontes.
Textos em preto devem estar sempre em 100% preto puro, para evitar que sobreposição de cores atrapalhe a legibilidade e no tamanho mínimo de 5 pontos.

7. EFEITOS ESPECIAIS

Efeitos como sombras, transparências, degradê, powerclip, etc. Deverão ser convertidos em imagem do tipo BITMAP com no mínimo 300dpi.
Preto sobreposto para fundos deve ser de C30% M20% Y20% K100% para garantir um preto mais intenso. Não use C100% M100% Y100% K100% pois o acumulo de carga de tinta no material com essa composição de cor é tão grande, que a tinta não seca completamente e pode ocasionar manchas no verso do material.

8. ACABAMENTOS

Ao criar sua arte é imprescindível considerar os acabamentos do impresso. Cada tipo de acabamento pode exigir peculiaridades da arte final para facilitar o processo de produção ou melhorar a qualidade do produto final. Nossos gabaritos já indicam as necessidades e cuidados para cada tipo de acabamento.
Para produtos que tenham colagem, deixe uma ‘aba de colagem’ sem impressão, para evitar a impermeabilidade e que a cola cause manchas no material.
Para materiais com muitas páginas com dobra e grampo será necessária uma compensação da espessura do papel na arte, para que as informações da capa e de algumas lâminas não sejam prejudicadas.
Conheça o material que será feito, o papel, a gramatura, o processo de impressão, pois essas informações podem impactar na forma como você deve criar sua arte. Em caso de duvidas consulte os profissionais da CARTEX.

9. ACABAMENTOS ESPECIAIS

Se seu trabalho tiver uma cor PANTONE, ou outra cor especial, ela deve estar identificada no arquivo da forma correta. Da mesma forma que trabalhos com Hot Stamping, ou Verniz Localizado, devem ter uma página a parte no documento, contendo a mascara do acabamento.

10. FIDELIDADE DE COR

As cores como são vistas no monitor do computador ou na tela do celular, por mais que você esteja trabalhando com a paleta de cores CMYK, nunca serão absolutamente fieis às cores impressas, uma vez que a impressão é feita com tinta ou toner e no monitor ou celular as cores são reproduzidas através de luz. Por isso recomendamos que para materiais onde seja necessária uma fidelidade de maior de cor, sugerimos que você contrate uma prova de cor antes de autorizar a produção final do material. Assim você poderá ver em mãos uma unidade física do material e dar a aprovação final, certo de que a cor que foi colocada na arte condiz com o resultado esperado.

11. PRAZO

O prazo de produção, para qualquer material, só passa a contado após a aprovação final da arte. Entre o primeiro contato do cliente com a CARTEX, envio da arte, possíveis alterações, ajustes, envio e recebimento da prova de cor e a aprovação final, podem decorrer alguns dias. É importante que você esteja ciente de que acordado na contratação do serviço começará a ser contado após a aprovação final da arte.

20 ETAPAS PARA CONFERIR ANTES DE ENVIAR SUA ARTE
 
1.     A arte foi feita em Corel Draw ou Adobe Indesign?
2.     A paleta de cores do arquivo está em CMYK?
3.     As cores especiais estão com código de identificação correto?
4.     As máscaras de verniz localizado e hot Stamping estão corretas e na página seguinte a qual devem ser aplicadas?
5.     Todas as imagens estão em BITMAP com 300dpi de qualidade?
6.     As medidas da arte condizem com as medidas do material orçado em centímetros?
7.     Essas medidas da arte conferem com o gabarito?
8.     A arte possui 3mm de sangria para todos os lados?
9.     Textos e logotipos estão 5mm para dentro das marcas de corte ou dobra?
10.   Todos os textos foram conferidos a ortografia, gramática e digitação?
11.   Todos os textos estão convertidos em curvas?
12.   Todos os textos pretos estão na cor K100% ?
13.   Todos os textos estão com tamanho maior do que 5 pontos?
14.   Todas as sombras, degradês, transparências estão convertidas em BITMAP com 300dpi?
15.   Preenchimentos com preto sobreposto estão na cor C30% M20% Y20% K100% ?
16.   Material com colagem tem aba de cola sem impressão?
17.   O arquivo final está em PDF X1-A?
18.   Fontes utilizadas no arquivo estão anexadas ao arquivo final?
19.   Desejo solicitar prova de cor? Ou desejo autorizar a produção?
20.   Estou ciente de que o prazo de produção começará a ser contado a partir do momento da aprovação?