Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre um assunto que está cada vez mais presente nas empresas e lares dos brasileiros e do mundo afora… a sustentabilidade! Sua empresa é sustentável?

Sua empresa é sustentável? Foto: Unsplash.

Sua empresa é sustentável? Foto: Unsplash.

Por muitos e muitos anos o papel foi considerado o vilão do meio ambiente. Mas, após muitos estudos e a infeliz constatação do que a utilização do plástico na vida moderna está fazendo com os animais (principalmente os marinhos), o papel está sendo cada vez mais considerado um material sustentável!

A recente polêmica sobre o uso dos canudos plásticos é apenas a ponta do iceberg, pois o plástico não está apenas no canudinho – está também nas sacolas dos supermercados, nas embalagens de comidas, roupas e artigos de higiene, nas garrafinhas de água, enfim, o plástico está presente em quase tudo em nosso dia-a-dia.

Por isso, ter informações importantes tanto sobre o papel, quanto sobre o plástico é importantíssimo para vivermos em um mundo mais sustentável.

Confira agora alguns dos motivos que faz com que o papel seja a melhor opção para sua empresa ajudar a proteger o meio ambiente:

 

Reflorestamento

O Brasil é um dos países mais desenvolvidos no que diz respeito à produção de celulose e papel. O insumo é fabricado com 100% de matéria-prima proveniente de áreas de reflorestamento, ou seja, aquela história que o papel gera desmatamento no Brasil é mito.

As florestas plantadas geram benefícios econômicos e socioambientais para todos. Ao mesmo tempo em que fornecem matéria-prima renovável e reciclável para a produção de 100% do papel
fabricado no Brasil, protegem a biodiversidade conservam o solo e a água, além de contribuírem significativamente para o combate às mudanças climáticas, por seu potencial de captura de carbono da atmosfera.

Fonte: Associação Brasileira de Celulose e Papel

 

Decomposição

Outra vantagem do papel em relação ao plástico é o seu tempo de decomposição.

Enquanto o papel possui o menor tempo de decomposição – de 3 a 6 meses, se comparado a uma relação de matérias primas, o plástico encontra-se na briga para ocupar o posto de maior tempo, com cerca de 400 anos (isso mesmo, quatrocentos anos!!!!!!), perdendo apenas para o vidro, que leva em média mil anos e a borracha que possui tempo indeterminado.

Ou seja, o papel se decompõe em dias, já o plástico… nem se vivermos 100 anos conseguiremos ver este material se decompor.

 

Preservação da Biodiversidade

As empresas que trabalham no desenvolvimento da celulose e papel no Brasil estão muito empenhadas em trabalhar de forma sustentável. Por isso, o modelo de reflorestamento é pensado a incluir juntamente com o plantio de eucaliptos, a mata nativa, para ajudar na preservação da fauna e da flora, de forma a manter (e atrair de volta) a biodiversidade local.

Além disso, essas florestas são responsáveis por auxiliar a redução do CO2 na atmosfera.

Animais convivendo com o plástico. Foto: Pixabay.

Animais convivendo com o plástico. Foto: Pixabay.

Por outro lado, o plástico está longe de colaborar com a preservação da biodiversidade. Seja pelo longo tempo de decomposição, seja pelo fato de os animais estarem confundindo o lixo descartado de forma irregular na natureza com comida.

É cada vez mais frequente a morte de animais em seu habitat e, ao abri-lo para estudos, os biólogos encontrarem quantidades enormes de plásticos em seus estômagos que não são digeridos ou expelidos, causando assim, a sua morte.

 

Atitudes sustentáveis para empresas

Agora que você já sabe o quanto o plástico é maléfico para o meio ambiente e como o papel é sustentável, você pode obter atitudes que irão colaborar para um planeta mais saudável!

Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados, por isso, comece trocando produtos plásticos em sua empresa por produtos fabricados com papel, como sacolas, canudos, copos e embalagens em geral.

A Starbucks é uma empresa referência no que diz respeito a escolhas mais sustentáveis! Ela possui um conceito integrado de sustentabilidade, que vai muito além das embalagens usadas.

 

Certificação FSC

A Gráfica Cartex possui a certificação FSC® desde 2018. 

Isso significa que a gráfica possibilita a seus clientes a aplicação do selo FSC® nos impressos produzidos com papel certificado, auxiliando-os em seus esforços a favor do meio ambiente. Isso quer dizer que todos poderão, a partir de agora, optar por produzir impressos diferenciados e com um grande valor agregado, onde sua marca estará vinculada ao selo ambiental mais reconhecido no mundo, além de contribuir para um mundo melhor.

Saiba mais sobre a certificação aqui.

 

E você? Já pensou em quais ações irá tomar para atuar em uma empresa mais sustentável?

A Gráfica Cartex está à disposição para lhe auxiliar na mudança de produtos e embalagens plásticas para produtos que usam o papel como matéria prima. Entre em contato com a equipe de atendimento e descubra o que sua empresa pode fazer para colaborar com um planeta melhor!

WhatsApp chat