Olá, tudo bem? Hoje veremos qual é o melhor software para quem trabalha com design gráfico.

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas desenvolveram softwares para o desenvolvimento de design gráfico. Alguns deles reinaram no começo dos anos 2.000, mas já morreram há muito tempo, como é o caso do Adobe Pagemaker, que foi substituído pelo Adobe InDesign. Outros deixaram lembranças sem nunca ter alcançado o sucesso, como o Quark, por exemplo.

Mas nos dias atuais, há excelentes programas que atendem perfeitamente os designers para todos os tipos de trabalho. E ainda há opções gratuitas!!!

No entanto, antes de sair por aí falando qual software é melhor, vale lembrar que há diversas situações de design para impressão e para cada situação, há um software mais indicado. Confira:

Podemos citar três softwares que são os mais utilizados no Brasil e no exterior para design gráfico: Adobe Illustrator, Adobe InDesign e Corel Draw.

O Adobe Illustrator e o Corel Draw eu diria que são os concorrentes mais próximos. Ambos servem para vetorizar objetos e são indicados para desenvolver produtos simples, como embalagens, cartões de visitas, flyers, folder e outros materiais com até 4 páginas, aproximadamente.

O Adobe Illustrator é o programa favorito dos designers de agência, pois eles conseguem fazer filtros e efeitos com mais precisão. Mas o Corel Draw é o programa preferido de profissionais de empresas gráficas, pois permite fazer a montagem no fechamento.

Além disso, quem utiliza computadores da Apple não tem a opção de usar o Corel Draw, pois o mesmo foi descontinuado há algum tempo.

É comum ouvir por aí que quem utiliza o Corel Draw não sabe fazer design, mas isso é um mito, pois o Corel Draw proporciona ferramentas avançadas e profissionais para a atividade, além disso, ainda permite a montagem para o fechamento de arquivos.

A interface dos dois programas são bem diferentes, mas quem está habituado a trabalhar nos demais programas da Adobe, pode, eventualmente, achar o Illustrator mais fácil de se trabalhar.

Agora, se o assunto é o desenvolvimento de catálogos, livros, jornal, ou qualquer outro material de múltiplas páginas, sem dúvida o Adobe InDesign é a melhor opção!

O InDesign permite gerenciar as páginas com opções de páginas mestres, opções para o fechamento do arquivo em formato “caderno”, enfim, uma infinidade de ferramentas úteis para editoração de textos, principalmente, mas com um bom suporte para o uso de imagens.

Então, se você está pensando em fazer um desses materiais, não cogite outro programa, pois o InDesign é o mais utilizado para este tipo de trabalho e também o melhor!

 

Posso usar Photoshop?

O Adobe Phosothop é um software muito avançado e com diversas ferramentas disponíveis para a criação de materiais. No entanto, o mesmo não possui saída gráfica ou opção de fechar o arquivo preservando objetos vetorizados. Por isso o Photoshop não é uma alternativa para os designers!

O Adobe Photoshop é, sem sombra de dúvida, o melhor programa para edição de fotos e pode ser uma excelente alternativa para criar banners de internet, mas para criar qualquer material gráfico, indicamos o Adobe Illustrator e InDesign e também o Corel Draw.

Vale lembrar que o Power Point e o Word são programas que também não possuem saída gráfica, então, caso a gráfica receba arquivos nestes programas, ela costuma ou refazer a arte nos programas adequados que citamos acima, ou devolver para que o cliente possa enviar em uma extensão correta.

Tem dúvidas sobre como enviar seu material para a Gráfica Cartex? Não se preocupe! A Cartex tem um time de atendimento e pré-impressão que poderão lhe auxiliar no envio dos arquivos!

WhatsApp chat