Olá, tudo bem?

Hoje vamos falar de um acabamento que faz total diferença em alguns impressos, mas que pouca gente sabe o que é e como funciona!

O Corte & Vinco é um acabamento que, embora tenha nome duplo, é feito em um único processo. Esse processo consiste em cortar e/ou criar um vinco no papel através de uma faca.

Essa faca é feita de uma base de madeira onde um metal cortante ou não é cravado. Esse metal, caso seja cortante, é o que dará forma ao corte. Caso não seja é o que formará o vinco. Ao lado do metal, em toda a sua extensão são colados pontos de EVA. Esse EVA é quem vai auxiliar no controle da pressão que a máquina utilizará para cortar o papel.

A aplicação do EVA é extremamente importante para adesivos com meio corte, ou seja, quando somente uma das folhas que contemplam o conjunto do adesivo é cortado, auxiliando o manuseio, como nas famosas etiquetas PIMACO.

Uma faca pode ser somente de corte, somente de vinco ou mista, com as duas funções. O que vai determinar o tipo é o produto final. Por exemplo: Um tag precisa de uma faca somente de corte. Um folder precisa somente do vinco, já que o corte das extremidades é feito na guilhotina. Já uma pasta precisa tanto da área cortante quando da área de vinco para poder cortar a bolsa no formato desejado e fazer a dobra.

Com este acabamento é possível fazer projetos como TAG, Sacolas, Porta Copos, Embalagens, Blocos de Anotações, enfim, uma infinidade de impressos.

Coloque toda a sua criatividade nos projetos que desenvolve e tenha impressos com cortes diferenciados! Venha conversar conosco e conheça mais sobre este acabamento!

Máquina de Corte e Vinco

Faca de Corte e Vinco

WhatsApp chat