Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre os erros mais comuns na área gráfica.

Dominar os processos gráficos não é algo comum a todos os profissionais e designers. Por isso, não é raro quando recebemos trabalhos lindos do ponto de vista visual, mas totalmente errados, do ponto de vista técnico.

Isso pode gerar um stress desnecessário entre a gráfica e o designer, além de comprometer o prazo de entrega do material. E claro, não é isso que queremos, pois a Gráfica Cartex trabalha lado a lado com seus clientes e está sempre disposta a esclarecer as dúvidas sobre os processos de impressão para alcançar mais qualidade a cada dia.

Sabemos que na maioria das vezes isso ocorre por falta de informação, mesmo. Por isso, hoje vamos listar aqui os 5 erros mais comuns que vemos ao receber um arquivo e como arrumar isso, para que da próxima vez o seu trabalho saia impecável!

Erro Nº 1 – Preto nas 4 cores

O preto ou sua variação de escalas de cinza deve estar sempre no canal única a exclusivamente do preto na composição do CMYK. Isso confere muito mais qualidade ao impresso e evita problemas de sombra ou falta de registro.

Muitas vezes a tela do monitor nos engana fazendo parecer que o preto está muito claro se comparado com a cor que utiliza os quatro canais do CMYK, mas isso é apenas ilusão de ótica. Na impressão o preto puro ficará muito mais bonito, limpo e com melhor leitura do que o outro nas quatro cores.

Erro Nº 2 – Texto em Bitmap

Muitas vezes, ao enviar os arquivos para a gráfica os designers tem o receio (real, diga-se de passagem) de que o texto mude de fonte e corra, comprometendo o layout e o trabalho como um todo. Por isso, muitas vezes eles transformam o texto em bitmap na hora de enviar o arquivo para impressão.

O problema é que um texto em bitmap, mesmo que esteja em excelente resolução, nunca tem a mesma qualidade que um texto vetorizado. Por isso, prefira enviar junto as fontes utilizadas no trabalho ou, então, transforme o texto em curvas e salve como um novo arquivo.

Erro Nº 3 – Imagens em RGB

Já falamos aqui que o processo gráfico utiliza CMYK e cores especiais, como o Pantone para realizar as impressões. E que o RGB é utilizado apenas em materiais que trabalham com luz, como monitores e máquinas fotográficas. Por isso, imagens em RGB não são impressas!

Então, todas as imagens devem ir para o Photoshop para serem convertidas em CMYK antes do arquivo ser enviado para a gráfica.

Erro Nº 4 – Resolução das imagens

Ainda falando sobre imagens, este seja talvez o erro que mais comprometa a qualidade de um impresso: imagem em baixa resolução!

A indústria gráfica trabalha sempre com o mínimo de 300dpi (pontos por polegadas). O problema é que muitas vezes são utilizadas fotos de internet, que por padrão utiliza 72dpi, nos projetos para impressos, o que acaba fazendo com que a imagem perca consideravelmente a qualidade.

Isso significa que para usa a mesma imagem de internet em um impresso, ela deve estar pouco mais do que 4x maior para não perder qualidade. Caso contrário, ela será impressa cheia de pixel (aqueles quadrados que compõe a imagem), tornando-a feia e, às vezes, até ilegível.

Erro Nº 5 – Arquivos sem margem de segurança ou sangria

Quando criamos um arquivo, a primeira coisa a se fazer é delimitar a margem de segurança (que deve ser no mínimo de 4mm para a maioria dos casos) e a sangria, de 4mm também.

A margem de segurança é um espaço que não será utilizado para textos, somente para imagens e fundos coloridos para evitar de perder a informação, caso o corte fique um pouquinho deslocado para dentro.

Já a sangria é o conteúdo (imagens e fundos coloridos) que colocamos propositalmente depois da marca de corte pelo mesmo motivo acima: caso o corte fique deslocado para fora, o impresso não ficará com aquela borda branca.

O único cuidado especial a ser tomado é em relação à distância mínima da margem de segurança para alguns casos específicos como calendários, cadernos, catálogos, revistas e livros. Tudo vai depender do tipo de acabamento como furação, colagem, costura etc.

O intuito da Gráfica Cartex é levar o máximo de qualidade aos impressos que fornece para os seus clientes. Por isso, caso tenha alguma dúvida sobre os processos de impressão e pré-impressão, não hesite em entrar em contato conosco. Temos profissionais altamente qualificados para lhe dar toda a assessoria necessária.

 

 

WhatsApp chat