Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre processo criativo!

Como anda o seu processo criativo? Foto: Pixabay.

Como anda o seu processo criativo? Foto: Pixabay.

A criatividade não é uma dádiva para poucas pessoas, como muitos pensam. A criatividade é, na verdade, um exercício da mente que está ao alcance de todos!

Qualquer pessoa pode ser criativa! Basta trabalhar os estímulos que a tornam assim.

Melhor, ainda, quando esses estímulos acontecem desde a primeira infância. E isso nada tem a ver com os brinquedos caros que muitos pais compram aos seus filhos. Há diversas formas de estimular a criatividade sem investir quase nada.

Um exemplo são as brincadeiras onde o imaginário fica livre, como desenhar, pintar, inventar histórias para contar, criar cenários para as brincadeiras de casinha, entre muitas outras brincadeiras.

Quanto mais uma pessoa cresce sabendo que pode imaginar o que quiser, mais criativa ela é, pois ela não se prende às regras do que já conhecemos e é livre para inventar o que quiser, sem ficar preso à realidade.

 

Criatividade no Design Gráfico

No design gráfico não é muito diferente. É preciso se libertar do que já se conhece para criar o novo!

Muitas pessoas pensam que um resultado extremamente criativo pode custar mais caro no final, pois acha que criatividade é sinônimo de muitas cores, efeitos especiais entre outras qualidades, mas não é!

Um trabalho bem criativo pode ser bem mais minimalista do que aquele que não está à mesma altura quando o assunto é a criatividade. Veja essas embalagens na imagem abaixo. Perceba que a caixa foi impressa em apenas uma cor: preto. Mas o designer percebeu ali uma oportunidade para brincar com o conteúdo da embalagem! Quanta criatividade em algo tão minimalista!

Processo Criativo no design gráfico. Foto: Pinterest.

Processo Criativo no design gráfico. Foto: Pinterest.

 

É claro que há exemplos onde a criatividade precisa ser um pouco mais extravagante ou ir além do comum!

Nesse exemplo com as embalagens do Mc Donald’s podemos perceber que a criatividade vai muito além do sair do comum. Neste caso, a criatividade foi a chave certa para a resolução de um problema, que é o de conseguir segurar tudo com uma única mão para comer e beber enquanto o cliente se desloca de um lugar para o outro.

Processo Criativo no design gráfico. Foto: Pinterest.

Processo Criativo no design gráfico. Foto: Pinterest.

 

O processo criativo

O que muitos designers se perguntam é: como sair da caixa para fazer algo com tanta criatividade assim?

A criatividade pode surgir simplesmente do nada, até mesmo quando estamos dormindo e acordamos com aquele sentimento de… Eureka!

Mas o que poucos sabem é que o processo criativo é bem mais simples do que se imagina! É como uma academia, mas ao invés de malhar os músculos é a mente quem faz os exercícios.

Por isso, procure seguir estas dicas para tornar sua mente cada dia mais criativa:

  • Leia mais;
  • Assista a filmes de diversos tipos;
  • Visite museus e mostras;
  • Caminhe mais, observando melhor as construções e tudo o que ao redor;
  • Faça uso consciente das redes sociais: o Pinterest e o Instagram são excelentes fontes de inspiração;
  • Pesquise: a concorrência, o cliente, os problemas, e tudo mais o que envolva o trabalho em questão;
  • Saia da sua zona de conforto. Isso ajuda muito no estímulo da criatividade.

 

Mas, se mesmo com todas essas dicas você não conseguir pensar em nada, então faça uma pausa para tomar um café e observar o movimento da rua e volte depois de uns 5 ou 15 minutos. A criatividade gosta de quando a mente está mais vazia e menos preocupada com os mais diversos tipos de problemas do cotidiano.

Lembre-se, a produtividade não é estar 100% do tempo sentado à frente do computador. A produtividade é conseguir concluir uma tarefa usando menos tempo e/ou recursos. Então, faça as contas comigo: é melhor parar por 5 minutos para que a mente possa trabalhar bem nos próximos 30 minutos do que ficar o dia todo olhando para a tela do computador e não conseguir fazer nada!

Só tome cuidado para não fazer da pausa sua rotina e transformar algo que era bom e algo que tire o seu foco e concentração.

Você também pode gostar

WhatsApp chat