Atualizado em 29/01/2019

Olá, tudo bem? Você sabe qual é a importância da embalagem para a sua marca?

Vender um produto nos dias de hoje vai muito além de entregar apenas “o produto adquirido”. O consumidor dos dias atuais quer mais do que receber algo. Ele quer viver uma experiência.

Por isso mesmo que o conceito de embalagem mudou bastante dos últimos anos para os dias de hoje.

Antigamente, as embalagens existiam apenas para proteger seus conteúdos, mas hoje em dia sua função vai muito além disso. Hoje é possível utilizá-la como estratégia de marketing e proporcionar uma experiência para com seus clientes, bem como captar novos clientes atraídos pela beleza de uma caixa.

Que atire a primeira pedra quem nunca comprou um produto porque a caixa em que ele vinha era fabulosa. Isso prova o quanto uma embalagem bem feita e atrativa para o público-alvo em questão tem a oferecer.

Além disso, a embalagem é importante para que o consumidor saiba o que está comprando e de quem está comprando. Por isso, além do cuidado no aspecto do design da embalagem, é preciso ter muito cuidado também com a qualidade de impressão, pois quando você olha o mesmo produto na gôndola de um supermercado, por exemplo, e eles possuem nuances diferentes, o inconsciente do cliente tende a optar pela produto do concorrente.

É preciso tomar cuidado também para não ser uma cópia da embalagem concorrente. Você com certeza já percebeu que muitas marcas de amido de milho tentaram fazer uma cópia fajuta da marca líder, utilizando desenhos parecidos, até com o mesmo traço em um fundo amarelo queimado. Mas, será que isso funciona?

Segundo Luiz Claudio Zenone em seu livro “Marketing – Conceitos, ideias e tendências”, da editora Atas, “elas (as embalagens) passam mensagens importantes para o consumidor, aguçam os sentidos humanos e criam uma forte identidade com a marca, agregam valor ao produto, chamam a atenção, atraem novos públicos, diferenciam-se dos concorrentes etc“.

Por isso, copiar a marca concorrente pode ser um tiro no pé, já que tanto o cliente pode se confundir e comprar da sua marca ao invés da marca concorrente, como o oposto.

A ideia de usar um design diferenciado para a embalagem é justamente o que a citação acima diz: agregar valor ao produto e fazer com que ele se destaque. Por isso, procure por materiais e acabamentos que possam valorizar ainda mais o seu produto.

Essa imagem traz o exemplo de duas embalagens que nos dá vontade de comprar o produto! Embora ambas as embalagens utilizem apenas um cor na impressão, elas foram muito bem elaboradas! A da esquerda possui um design diferenciado, que remete a uma caixinha americana de leite. O diferencial desta embalagem é o seu formato. Já o modelo da direita usou e abusou do verniz localizado em formato de vários óculos, tomando-a clássica e elegante.

Ou seja, você não precisa usar todos os tipos de acabamentos premium disponíveis em uma gráfica. Você precisa de estratégia para ser diferente dos seus concorrentes e sair na frente.

A embalagem é primeiro elo de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos fatores essenciais que impulsionam a venda do produto. A embalagem deve além de mostrar e falar sobre o produto, chamar atenção para ser percebida pelo consumidor.

Entre os atributos mais facilmente perceptíveis gerados pelo design estão: praticidade, conveniência, facilidade de uso, conforto, segurança e proteção ao produto.

Além disso o design agrega valor aos produtos ao adequá-los de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e definir seu posicionamento correto no mercado. Estes valores podem ser emocionais, mas geram reflexos práticos bastante objetivos como percepção de funcionalidade, identidade, personalidade e, principalmente, fidelidade à marca.

EMPRESAS E EMBALAGEM

Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem desta possuir tais características, já que isso está diretamente relacionado à valorização da auto-estima do consumidor.

Mais recentemente, as pequenas e médias empresas também perceberam que podem e devem investir em design para serem competitivas. Mais do que isso, viram que design não é um serviço de luxo, ao contrário, trata-se de um serviço altamente especializado, com uma ótima relação custo x benefício e que pode ser facilmente incorporado ao seu cotidiano.

Seja a empresa de grande, médio ou pequeno porte, no ponto-de-venda todas têm acesso ao consumidor e aquela que investe em design de embalagem tem mais condições de se destacar e se tornar uma marca vencedora.

[Dados da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens]

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